Para começar a ouvir podcasts

Listamos algumas dicas para quem ainda não tem o hábito de escutar podcasts, mas quer começar.

Qual plataforma usar

Muitos podcasts têm um site próprio, onde estão disponíveis todos os episódios, além de informações sobre o programa. Se você pretende escutar enquanto trabalha no computador, ouvir diretamente do site pode ser uma boa opção.

Agora, se o seu plano é escutar podcasts pelo celular – no carro, no transporte público, na atividade física -, a melhor opção é baixar um aplicativo que permita navegar por diversos programas e baixar episódios para depois ouvir offline.

Esses apps são chamados de agregadores ou tocadores de podcasts. Existem vários. CastBox, PocketCasts, Google Podcasts, Stitcher, RadioPublic, Overcast, Apple Podcasts (esses dois últimos só estão disponíveis para iOS), entre outros. Neles, é possível buscar e descobrir podcasts por categorias, conforme seus interesses, e assinar os seus programa favoritos para ficar sabendo sempre que um novo episódio for lançado.

Apesar de ser originalmente um app para streaming de música, o Spotify hoje oferece uma vasta gama de podcasts. Porém não traz tantos recursos quanto os agregadores mencionados. Existem, ainda, podcasts que disponibilizam seus episódios no YouTube e no SoundCloud.

Como ouvir

Aqui no 37 Graus somos suspeitas, pois ouvimos podcasts praticamente o dia todo. Dirigindo, trabalhando, correndo, fazendo faxina, comendo e até tomando banho. Às vezes, gostamos de parar e escutar um episódio sem fazer mais nada, só aproveitando a história.

Mas, é claro, cada um pode e deve encontrar seu jeito, seu tempo e seu lugar preferido para ouvir podcasts.

Para garantir uma maior imersão na história ou na entrevista, o ideal é sempre escutar usando fones de ouvido, que ajudam a perceber melhor as texturas da voz, paisagens sonoras e trilhas musicais. Se for escutar na companhia de outras pessoas, é possível usar um compartilhador de fones de ouvido (para duas pessoas) ou uma caixinha de som (se for um grupo).

Para ouvir o 37 Graus, abra o seu aplicativo favorito de podcasts. Clique na busca e procure por “37 Graus”. Pronto! Você já achou o programa. Agora você pode escolher um episódio para escutar. E não se esqueça de clicar “assinar” (ou “subscribe”) para saber quando são lançados os novos episódios.

O que ouvir

Existem inúmeras opções de podcasts para todos os gostos, todos os tipos de ouvinte. O melhor caminho é sair fuçando e experimentando de acordo com os seus temas de interesse – política, ciência, arte, amor.

No Brasil, o formato predominante é o das rodas de conversa. Mas aos poucos vão surgindo podcasts dedicados a entrevistas, reportagens e contação de histórias reais e fictícias. Caso você entenda bem outros idiomas (inglês, espanhol, francês), pode explorar programas de outras nacionalidades e expandir ainda mais o seu leque de opções.

Uma boa ideia é ficar de olho em listas de recomendações de podcasts. Aqui no blog do 37 Graus já postamos uma (10 podcasts gringos para quem gosta de histórias reais), mas existem outros sites, revistas e perfis de redes sociais que dão dicas como essa. Os próprios agregadores costumam fazer sugestões de programas que estão em alta ou que podem ser do seu interesse.