Equipamentos

O que usamos para gravar o 37 Graus

Reunimos nesta lista os 8 principais equipamentos utilizados na produção do 37 Graus, seja para ambientações in loco, entrevistas ou gravações de locução e roteiro. Temos ainda uma considerável lista de desejos (alô, microfone shotgun), mas já dá para fazer muita coisa boa com isso aqui.

Microfone Samson1. Microfones Samson Q2U Handheld Dynamic

Usamos dois desses microfones para gravar tanto o roteiro geral dos episódios como as principais entrevistas, já que eles têm uma captação bem focal (padrão cardióide), sem muita interferência de barulhos do entorno. Esse produto já vem com pedestal, uma espuma e cabos. São duas opções de conexão para os microfones: podem ser plugados diretamente no computador por cabo USB ou conectados no nosso gravador Zoom H5 por cabo XLR. Optamos por gravar sempre usando o Zoom H5, que, na nossa experiência, resulta numa melhor qualidade de áudio.

 

Pop filter2. Pop filter para microfone

Usamos estes filtros para evitar que as gravações tenham muita interferência de sopros, sibilos ou barulhinhos de boca. Eles são bastante práticos pois podem ser presos diretamente na mesa, em frente ao microfone. Nas nossas gravações, percebemos que pop filter funciona melhor do que a espuma que veio com os microfones. E há opções de filtros bem baratos na internet. Dica: já fixamos os pop filters em livros, em casos em que não era possível prender na mesa (por exemplo, quando o tampo da mesa tem espessura muito fina ou muito larga).

 

3. Gravador digital Zoom H5

Esse gravador tem dois microfones com padrão de captação de 90 graus. São essas duas pontas cruzadas que vemos na parte de cima. Os microfones do Zoom H5 são bons para gravar ambientações sonoras, pois captam muito bem a ‘atmosfera’ de um determinado local. Chegamos até a fazer breves entrevistas em campo direto nesse gravador. Como a captação dele é bem sensível a distorções causadas por vento e por sopros de boca, é sempre bom usar algum tipo de corta vento. A espuma que vem com o gravador não é suficiente para evitar as distorções em ambientes externos, por isso usamos um dead cat (ver item 5). Em ambientes internos, por exemplo numa sala, os microfones do Zoom tendem a gravar mais eco e aqueles barulhinhos que queremos evitar. Nesse caso, ele acaba servindo melhor como captador para os microfones focais (item 1). O Zoom H5 possui entrada para dois cabos de microfone XLR ou P10 e registra as gravações em faixas (tracks) distintas.

 

Zoom H1n4. Gravador digital Zoom H1n

Este é um modelo de gravador da mesma marca do anterior, mas bem mais simples. Ele tem menos funções e não possui entrada para os microfones XLR (só possui uma entrada para microfone do tipo lapela), mas acaba sendo uma opção leve, compacta e discreta para gravações in loco. Geralmente, usamos o Zoom H1n junto com o Zoom H5 para ambientações e como gravador backup durante as entrevistas. Ele também precisa de um dead cat para evitar distorções de sopro ou vento.

 

Dead cat5. Dead cat, priscila ou corta-vento

Essa capinha que parece um bicho de pelúcia é usada sobre os microfones para evitar que a circulação de ar ou o vento de um ambiente (principalmente externo) cause distorções na gravação. Você pode comprar uma pronta ou, se quiser economizar, pode fazer como nós: comprar um tecido de pelúcia de pelo longo e improvisar uma usando cola quente ou linha e agulha. O protetor caseiro tem funcionado bem. Existem alguns vídeos no YouTube que ensinam a fazer o dead cat DIY.  

espuma acústica6. Espuma acústica perfilada

Nós (ainda) não temos um estúdio. Por isso, quando vamos gravar o roteiro (o corpo do episódio), acabamos fazendo em alguma sala ou quarto. Para evitar uma gravação cheia de eco, tentamos usar ao máximo essas espumas, seja montando uma cabaninha em torno dos microfones ou espalhando algumas unidades pelo cômodo. Compramos um pacote com 10 espumas na internet.

 

tripé7. Tripés e monopés

Os gravadores que usamos são bem sensíveis. Num deslize da mão ou uma pegada de mau jeito, pode ser que você estrague uma boa gravação. Por isso, quando estamos em campo, tentamos usar os gravadores presos a tripés ou monopés. Mesmo aqueles pequenos tripés de selfie (desde que tenham o encaixe certo) já ajudam bastante a evitar barulhos de mãos deslizando sobre o gravador.

 

Fone de ouvido8. Fone de ouvido supra-auricular

São os chamados head phones. Geralmente oferecem mais qualidade sonora e mais conforto do que os fones pequenos, os earbuds. Sempre gravamos usando fones conectados aos gravadores para monitorar o que estamos captando e saber se a gravação está saindo com qualidade.